01 novembro 2009

Inconstância

.
Inconstância.
Por desejar tantas coisas, por não saber exatamente o que se quer...

A vida, cíclica como as estações do ano, como um oceano. As coisas vêm e vão, passa-se um tempo, retornam. E vão-se novamente. Seja o momento de felicidade, seja a angústia, tudo passará, tudo voltará. E tornará a passar... E assim completa-se um ciclo, faz-se uma volta no círculo de Samsara, preso às ilusões da vida (maya). Cada um faz as escolhas, e vive suas consequências.

Até que, em algum momento da vida, imerso no caos criado, abre os olhos e, numa epifania, vislumbra-se um sentido na vida, vê-se por uma fresta do véu das ilusões, diante de si mesmo, revê tudo o que passou, confere tudo o que se viveu, e entende a necessidade de filtrar os próprios valores, de lapidar as virtudes, de procurar desvencilhar-se dos desejos do ego e libertar-se das pretensões individuais sobre os outros, para vivenciar a vida com os outros.

Compreende que é aquilo que sente, aquilo que pensa, o que contribui para construir, a cada momento, o mundo em que se vive. Este mundo, a somatória dos sentimentos e pensamentos de seus habitantes (tripulantes). E que em cada particularidade, cada fato acontecido nada mais é que o resultado do pensar, do sentir, do querer individual, cuja responsabilidade recai exclusivamente sobre cada um, apenas.

Uma das chaves está na observação, na atenção constante de todos os momentos adversos, das reações diante das ocasiões vividas, e na busca por mecanismos para superação, no aperfeiçoamento individual, encontrando novas formas para lapidar a pedra ainda bruta, sem cair em hipocrisia.

Quanto antes se anunciar este despertar para a verdade em si mesmo, mais tempo terá para usufruir da real felicidade da vida, ao invés de se contentar com as efêmeras satisfações da personalidade, na fantasia dos desejos.

3 comentários:

  1. Esta é uma indagação que também faço quase que diariamente, não apenas pelo percurso do auto-conhecimento, mas pela seleção dos valores individuais que hora valem a pena de serem seguidos.

    Abraço

    Henrique

    ResponderExcluir
  2. Outra lição é compreender que somos nada, sentir o vazio nos mostra a unidade.
    Beijos efemeros...rsrsr

    ResponderExcluir
  3. Cortex meu irmão,
    Hoje iniciamos mais um ciclo proposto pela sociedade humana.E assim te desejo tudo de bom, um feliz ano novo, e muitas realizações. Como constantemente fazemos eu, voce e todos que conhecemos por que sabemos o que queremos ( te quero bem ).
    E passamos este novo ciclo de uma forma totalmente nova pra nós com realizações diferentes das que haviamos vivído até aqui, consequecia de nossas escolhas.
    De uma forma escatológica liberamos pensamentos e ações a todos os instantes, e por todos os meios, Alterando o universo ao nosso redor, adubando mentes e terrenos.
    Observando as nossas reações resolvi fazer uma greve, e assim encher-nos da chave de superação para que vc possa refletir sobre o Caos das coisas que deixarão de passar. E depois de um tempovc possa usufruir da efemera felicidade de sentir a ilusão se restabelecendo.

    De seu irmão
    Reto

    ResponderExcluir